Acabar a força e perder todo o trabalho realizado ou o que ainda não estava salvo no seu computador é algo comum. A queda de energia também pode danificar fisicamente seus equipamentos, como notebooks, servidores ou mesmo tv's, podendo até queimá-los. Há equipamentos de segurança que ajudam a minimizar esses problemas: o no-break e o estabilizador.

Muitos conhecem, ou ao menos já ouviram falar, desses dois equipamentos. Porém, muitas vezes o usuário ainda comete erros quanto ao por que, eles existem e para que servem, especificamente.

 

Estabilizadores

A principal função do estabilizador é manter estável a tensão elétrica dos aparelhos conectados a ele. Ele mantém a rede de energia entre 110v e 220v, o que faz com que mesmo que haja uma oscilação de força da rede elétrica, os aparelhos eletrônicos não recebam essa carga de energia: a carga se concentra no estabilizador.

Esse equipamento protege a vida útil dos dispositivos; sem ele, é comum aparelhos queimarem e pararem de funcionar. Entretanto, o estabilizador não permite que os aparelhos continuem funcionando sem energia elétrica.

 

No-breaks

O no-break, assim como o estabilizador, proporciona a tensão que protege os equipamentos das forças fora da tensão regular da rede elétrica. Diferentemente do estabilizador, o no-break também serve como uma fonte de energia, sendo possível utilizar os aparelhos conectados a ele mesmo com ausência de energia da rede elétrica. Os no-breaks mais fortes, como os no-breaks 10000va, possuem grande autonomia de tempo e, dependendo da quantidade de equipamentos conectados a ele e quanto cada equipamento consume de energia, pode atingir horas de fornecimento de energia.

Powered by Web Agency
Copyright © Nobreaks Goiás. Todos os Direitos Reservados. Grupo INFORMÉDICA